Coordenação da Residência Médica
A Residência Médica (RM) constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada ao treinamento de médicos, sob a forma de cursos de especialização caracterizados por treinamento em serviços. Funciona sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não. É regulamentada pela Lei 6.932/1981, que prevê orientação de elevada qualificação ética e profissional.
Esta modalidade de ensino é considerada a melhor forma de treinamento de profissionais médicos, tendo se tornado parte integrante da formação desse especialista. Constitui um aprendizado prático que integra, por sua natureza, o juízo ético ao exercício da profissão.
O IMS oferece programas de treinamento em áreas reconhecidas e credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica. O processo seletivo para ingresso é realizado anualmente, com normas divulgadas em edital público. Detalhes do processo seletivo, relação dos endereços, contatos dos programas e demais informações estão na aba lateral esquerda.
A COREME é órgão de assessoria vinculado à Diretoria do IMS, encarregado da coordenação da Residência Médica na instituição. Sua finalidade é planejar e zelar pela perfeita execução dos seus programas de Residência Médica e atividades correlatas, no âmbito da Unidade, de acordo com as normas da
Comissão Nacional de Residência Médica (http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-medica)
A Comissão é coordenada por um grupo de gestores, um coordenador geral, o 1º vice coordenador geral, o 2º vice coordenador geral e a Comissão Executiva de Residência Médica (CoExRM). Os membros são assim designados: um coordenador administrativo, um coordenador de comunicação, um coordenador pedagógico e um coordenador de recursos humanos e os respectivos suplentes para cada cargo. O grupo se reúne a cada 15 dias. Uma sessão plenária é realizada na última quarta-feira de cada mês, com a participação de todos os supervisores de programas e representantes de Residentes Médicos para deliberações conjuntas.